• Processo eleitoral dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral

    Documentação relativa ao processo eleitoral dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral.

    Regulamento

    Calendarização

    Formulário

  • 43ª OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA

    43.as Olimpíadas Portuguesas de Matemática

    1ª eliminatória na Escola Secundária José Falcão


    Tendo como principal objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e detetar vocações precoces nesta área, as Olimpíadas Portuguesas de Matemática são também o meio de seleção das equipas que irão representar Portugal em diversas Olimpíadas Internacionais de Matemática.
    A primeira eliminatória das Olimpíadas realizou-se no passado dia 6 de novembro e contou com a participação de 29 alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.
    A segunda eliminatória decorrerá a 15 de janeiro de 2025 e contará com a participação dos alunos que ficarem melhor classificados em cada uma das categorias Júnior, A e B.
    O grupo de Matemática congratula-se pelo empenho de todos os alunos participantes e agradece a dedicação de todos os professores envolvidos, designadamente dos estagiários de Matemática que colaboraram ativamente em toda a atividade.

  • NOTA DE PESAR

    Estimados Colegas e Amigos do Paulo.

    Há pessoas, gestos e vidas que não podem deixar de ser faladas que não nos deixam indiferentes, vidas feitas de muito amor, de carinho, de palavras aladas, irrepreensíveis, de poesias soltas, de momentos mágicos e de gestos de grandeza indubitável. Esta foi a vida do Nosso amigo e colega Paulo Ferreira.

    Os anos foram gastando os dias! Mas, o tempo cansou-se dentro de ti, passou e tu vais-te embora, assim, sem pedir licença ou sem mesmo avisar. Agora passeamos as saudades que temos de ti.

    É, com profundo pesar, que prestamos homenagem a um colega, amigo que marcou profundamente a nossa escola desde 1 de setembro de 1995.

    O Paulo Ferreira não foi apenas um professor. Foi um amigo e um pilar para todos nós. Com uma dedicação incansável ao ensino e um carinho genuíno pelos seus alunos e colegas, deixou marcas que jamais desaparecerão dos nossos corredores e das nossas memórias.

    Ao longo da sua trajetória assumiu várias funções, incluindo a de Diretor desta escola, cargo que desempenhou com a mesma integridade e paixão com que lecionava. Sob a sua liderança, vivemos momentos de crescimento e união, e ele mostrou-nos sempre o que significava ser não apenas um educador, mas também um líder e um ser humano exemplar.

    Para além das suas competências e do seu conhecimento, ficará sempre entre nós o seu sorriso, a sua paciência, o seu otimismo e a sua generosidade. O Paulo tinha o dom de transformar qualquer dificuldade numa oportunidade de aprendizagem e de crescimento.

    Aos alunos, aos colegas e a toda a comunidade educativa, deixa um legado que não se mede em anos de serviço, mas em vidas tocadas e em corações inspirados.

    A sua ausência será sentida todos os dias, mas as memórias que partilhámos e as lições que nos ensinou continuarão sempre connosco.

    Em nome de todos os que tiveram o privilégio de o conhecer, obrigado… por tudo o que foste e por tudo o que deixaste em nós.

    Há vidas que são vividas com a garra de quem canta um fado ou canção de desafio. Há melodias assim, como a tua constelação de sons e de cores, Paulo. Em que as muitas palavras não chegam para as cantar. Não te dissemos adeus, nem o quanto gostamos de Ti. Não nos despedimos de ti. Levamos-te sempre connosco, enquanto atravessamos a incerteza desta longa viagem, a Vida!

    Bem hajas!

    Isabel Amoroso Lopes

  • RESULTADO_ Concurso Técnico Especializado_INFORMÁTICO
  • Reportagem parlamento dos Jovens 2024
  • Aviso - Bolsa de Mérito

  • NOVO_ CALENDÁRIO_ INÍCIO ANO LETIVO_ Alunos
  • Normas de Matrículas e Turmas _ 24 _ 25
  • Lista de Manuais para o ano letivo 2024-2025
  • IV ciclo de Conferências Itinerários Turísticos

    IV ciclo de Conferências Itinerários Turísticos

  • Projeto de Intervenção e Investigação para a Reabilitação da Escola Secundária José Falcão

    Exmos Srs. Professores,

    Exmos Srs. Assistentes Técnicos,

    Exmos Srs. Assistentes Operacionais,

    Estimados Alunos,

    A realização do "Projeto de Intervenção e Investigação para a Reabilitação da Escola Secundária José Falcão" constitui uma oportunidade para desenvolver um processo de envolvimento da comunidade escolar que irá apoiar e validar as opções de projeto, de modo a garantir o cumprimento dos mais exigentes critérios de reabilitação de um edifício representativo da arquitetura moderna portuguesa. Pretende-se assim realizar uma reflexão conjunta sobre os espaços de aprendizagem formal e informal e sobre a relação da escola com a cidade de Coimbra.

    Neste sentido, a equipa de investigação da Universidade de Coimbra vai empreender nos próximos três meses um conjunto de atividades com a comunidade escolar - questionários, reuniões, caminhadas, oficinas e uma assembleia -, onde participarão estudantes, professores, funcionários, antigos alunos e órgãos da escola. Paralelamente, a equipa vai também realizar um levantamento técnico das patologias do edifício, através de visitas sistemáticas a todos os espaços da escola.


    Assim, vimos apelar à vossa participação ativa neste projeto inclusivo de uma Escola para todos. Solicitamos ainda a vossa compreensão para eventuais inconvenientes que estas atividades possam causar no desenvolvimento quotidiano das vossas atividades.

    Com os mais respeitosos cumprimentos,

    A equipa de investigadores do Projeto de Intervenção e Investigação para a Reabilitação da Escola Secundária José Falcão

    --
    Gonçalo Canto Moniz
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    Principal Researcher, PhD, Centre for Social Studies
    Associate Professor, University of Coimbra
    Co-coordenador: Projeto de Reabilitação da Escola Secundária José Falcão

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  • Semana da Matemática

  • COMUNICADO _ Encerramento da Escola_14 a 21.agosto.2024
  • Devolução de Computadores e/ou Manuais - alunos 2024
  • Palestra - A outra metade da Medicina

  • Visita a Dublin/Belfast

    Visita a Dublin/Belfast

    Apresentação do que se foi ver e da história dos dois países

    Olhar das alunas e alunos sobre esta viagem/aprendizagem

    Alunos do 11º ano de Inglês, do ensino regular e cursos profissionais, e professoras da Escola Secundária José Falcão participaram numa visita de estudo a Dublin e Belfast, em dois momentos, com grupos distintos, num total de 111 alunos, entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março e 7 e 10 de março. A visita teve como objetivos alargar os horizontes culturais, facilitar a comunicação com outros povos europeus e do mundo, potenciar e treinar a comunicação em língua inglesa, conhecer locais diversificados e emblemáticos ligados às culturas de expressão inglesa e gaélica, (re)conhecer manifestações culturais através da visita a museus e outros espaços culturais e recreativos, promovendo a gestão do currículo numa perspetiva multidisciplinar e a abordagem de problemas de diferentes pontos de vista. Desta forma, foi possível propiciar aos alunos uma perspetiva holística do mundo, bem como promover a entreajuda, amizade e tolerância, indo ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo da Escola e do Perfil do Aluno à Saída do Escolaridade Obrigatória.
    Em Dublin, os grupos puderam visitar diferentes museus, nomeadamente: The Irish Museum of Modern Art (IMMA) e The Irish Emigration Museum (EPIC) para além de outros lugares de interesse histórico e turístico, tais como: The Trinity College, The Book of Kells, The Old Library, St Patrick’s Cathedral, Chester Beatty Library, Christ Church, Ha'Penny Bridge, Temple Bar. Em Belfast, no Titanic Experience, tiveram ainda a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a realidade social que antecedeu a construção do navio Titanic e pormenores sobre o fatídico fim deste navio. Na Irlanda do Norte, em Bushmills, passear no Giant’s Causeway foi uma experiência inesquecível.
    O jantar no famoso pub Merchants Arch proporcionou aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar o verdadeiro espírito irlandês.
    Um outro ponto alto da visita foi o workshop de música e dança irlandesa, onde os nossos alunos se mostraram quase profissionais nesta arte.
    Para além da experiência de imersão na cultura irlandesa e do convívio de grupo, esta visita foi um forte estímulo para a aprendizagem da língua inglesa, tornando-se inolvidável para todos.
    Um agradecimento especial à Diretora da Escola Secundária José Falcão, Dr.ª Isabel Amoroso Lopes que, desde o primeiro momento, apoiou e colaborou ativamente na dinamização desta atividade - reunindo com os Encarregados de Educação e encetando todos os esforços para que a mesma se concretizasse com sucesso, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os alunos, de forma ímpar.
    A concluir, salienta-se o comportamento dos alunos, o qual correspondeu às expetativas, contribuindo para um salutar ambiente entre todos. A colaboração dos Encarregados de Educação foi também imprescindível para a concretização da visita.
    A visita de estudo terminou, mas a paixão pela Irlanda, terra de contos mágicos, de duendes, gigantes e potes de ouro no fim do arco-íris faz-nos entender James Joyce quando escreveu “When I die, Dublin will be written in my heart.”

  • Atribuição de Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra à Professora Maria Regina de Matos Rocha - 04 de julho de 2024 (Dia da Cidade)
  • CANDIDATOS ao E. Superior_Calendarização_Ficha ENES
  • INSCRIÇÕES da 2 Fase
  • COMUNICADO: Prolongamento de prazos para renovação de matrículas para o 6º , 9º e 11º anos
  • Procedimentos para Pedidos de Reapreciação das Provas e Exames Nacionais do Ensino Secundário- 1ª fase

    Processo de Consulta e Reapreciação das Provas e Exames

    1 - As pautas com as classificações dos Exames Nacionais serão afixadas na segunda-feira, 15 de julho, pelas 9h00. Não serão publicadas em nenhuma plataforma digital.

    2 - Pedidos de Consulta da Prova (pontos 49 e 50 da Norma 2 /JNE /2024)

    a) O período de Pedidos de Consulta das Provas (Modelo 09/JNE) decorrerá nos dias 15 e 16 de julho. Não serão aceites pedidos efetuados após as 16h00 de dia 16 de julho;

    b) Os modelos referentes ao processo de consulta devem ser preenchidos em formato digital, usando os modelos disponíveis para o efeito (https://www.dge.mec.pt/ modelos); 

    - devem ser descarregados, preenchidos e enviados pelo Encarregado de Educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e dirigidos ao Diretor da Escola para o endereço de correio eletrónico: [email protected]. pt

    - o aluno deverá acautelar saldo disponível no "cartão" da escola, de onde será descontado o valor de € 5, por cada prova a consultar.

    c) Após a receção do pedido e validação do pagamento, será enviada uma digitalização da prova para o e-mail remetente do pedido de consulta, devendo ser confirmada a sua receção.

    3 - Pedidos de Reapreciação de Prova (ponto 51 da Norma 02 /JNE / 2024)

    a) O período de Pedidos de Reapreciação de Provas decorrerá nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia;

    b) Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis na secção Modelos e Documentos abaixo (Modelo 11/JNE e Modelo 11-A/JNE);

    - são então descarregados, preenchidos e enviados para o seguinte endereço de correio eletrónico:  [email protected];

    - a todos os pedidos que derem entrada online será acusada a respetiva receção.

    * O requerimento deve ser formalizado, através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE. 

    *A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento (encargo de €25 por exame).

    * O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE. 

    * Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto. 

     * Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.

    Em resumo:

    1 - Descarregar para o computador os Modelos 11/JNE e 11-A/JNE, disponíveis abaixo;

    2 - Preencher o Modelo 11-A/JNE com as alegações justificativas e enviar para  [email protected];

    3 - Preencher o Modelo 11/JNE, imprimir, assinar e entregar presencialmente, na secretaria da Escola, nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia (com encargo de 25 euros por exame).

     A prova é reapreciada sempre na sua totalidade, independentemente do número de questões invocadas pelo requerente.

    Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 8 de agosto.

  • Procedimentos para Pedidos de Reapreciação das Provas e Exames Nacionais do Ensino Básico- 1ª fase

    Processo de Consulta e Reapreciação das Provas e Exames do Ensino Básico
     

    1 - As pautas com as classificações dos Exames Nacionais serão afixadas na segunda-feira, 8 de julho, pelas 9h00. Não serão publicadas em nenhuma plataforma digital.

    2 - Pedidos de Consulta da Prova (pontos 49 e 50 da Norma 2 /JNE /2024)

    a) O período de Pedidos de Consulta das Provas (Modelo 09/JNE) decorrerá nos dias 8 e 9 de julho. Não serão aceites pedidos efetuados após as 16h00 do dia 9 de julho;

    b) Os modelos referentes ao processo de consulta devem ser preenchidos em formato digital, usando os modelos disponíveis para o efeito (https://www.dge.mec.pt/ modelos); 

    - devem ser descarregados, preenchidos e enviados pelo Encarregado de Educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e dirigidos ao Diretor da Escola para o endereço de correio eletrónico: [email protected]. pt

    - o aluno deverá acautelar saldo disponível no "cartão" da escola, de onde será descontado o valor de € 5, por cada prova a consultar.

    c) Após a receção do pedido e validação do pagamento, será enviada uma digitalização da prova para o e-mail remetente do pedido de consulta, devendo ser confirmada a sua receção.

    3 - Pedidos de Reapreciação de Prova (ponto 51 da Norma 02 /JNE / 2023)

    a) O período de Pedidos de Reapreciação de Provas decorrerá nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia;

    b) Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis na secção Modelos e Documentos abaixo (Modelo 11/JNE e Modelo 11-A/JNE);

    - são então descarregados, preenchidos e enviados para o seguinte endereço de correio eletrónico:  recursos@esjf. edu.pt;

    - a todos os pedidos que derem entrada online será acusada a respetiva receção.

    * O requerimento deve ser formalizado, através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE. 

    *A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respectivo pagamento (encargo de €25 por exame).

    * O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE. 

    * Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto. 

     * Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.

    Em resumo:

    1 - Descarregar para o computador os Modelos 11/JNE e 11-A/JNE, disponíveis abaixo;

    2 - Preencher o Modelo 11-A/JNE com as alegações justificativas e enviar para  [email protected];

    3 - Preencher o Modelo 11/JNE, imprimir, assinar e entregar presencialmente, na secretaria da Escola, nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia (com encargo de 25 euros por exame).

    A prova é reapreciada sempre na sua totalidade, independentemente do número de questões invocadas pelo requerente.

    Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 31 de julho.






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Estatísticas fantásticas

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Corpo docente experiente

Temos um corpo docente estável e bastante experiente.

Biblioteca de qualidade

Além do acervo literário, temos uma grande equipa e muitos outros equipamentos à disposição dos alunos.

Exemplo de Cidadania

O ambiente que se vive no seio da nossa Escola é um exemplo de Cidadania!!

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