Informação muito importante
Os alunos que não entregaram computadores no final de 24/25 (dias 28 e 29 de julho), deverão entregar IMPRETERIVELMENTE nos dias 3, 4 ou 5 de setembro, nas condições que resultam de um uso responsável e prudente.
Mais se informa que a não entrega dos Kits digitais/computadores implica a participação às autoridades policiais de acordo com os procedimentos legais.
Os alunos que não entregaram os Manuais do ano letivo 24/25 de acordo com o calendário previsto, deverão fazer a respetiva entrega, excecionalmente, nos Serviços Administrativos, às terças-feiras e quintas-feiras, das 14 às 16 horas, até ao dia 14 de agosto.
Processo de Reapreciação das Provas Finais do Ensino Básico_ 2ª FASE
1 - As pautas com as classificações das provas finais do ensino básico serão afixadas na terça-feira, 5 de agosto, pelas 09h00. Não serão publicadas em nenhuma plataforma digital.
2 – Não haverá lugar a Pedidos de Consulta da Prova (ponto 54.3 da norma 2 /JNE /2025)
3 - Pedidos de Reapreciação não Automática de Prova (ponto 56 da norma 02 /JNE / 2025)
a) O período de Pedidos de Reapreciação não automática de Provas decorrerá nos dois dias úteis seguintes à afixação de pautas, dentro do horário do secretariado de exames/ recursos:
Manhã - 09h30 – 12h30
Tarde – 14h00 – 16h00
b) Não serão aceites pedidos de reapreciação de prova efetuados após as 16h00 do dia 7 de agosto;
c) O modelo referente ao processo de reapreciação deve, preferencialmente, ser preenchido em formato digital, Modelo 11/JNE/2025, disponível em:
https://www.dge.mec.pt/modelos
d) É então descarregado, preenchido e enviado para o seguinte endereço de correio eletrónico: recursos@esjf.edu.pt;
e) A validação do modelo é formalizada mediante assinatura e pagamento da caução no valor de 25 euros (em numerário junto da secretaria da escola);
f) A caução fica à guarda da escola até decisão do processo de reapreciação, sendo restituída ao requerente se a classificação resultante da reapreciação for superior à inicial. O requerente deve deixar registado o seu NIB junto dos serviços de contabilidade da escola.
Em resumo:
1. Descarregar o Modelo 11/JNE/2025, preencher e enviar para recursos@esjf.edu.pt;
2. O pedido de reapreciação deve ser efetuado nos dois dias úteis seguintes à afixação de pautas, dentro do horário do secretariado de recursos/ secretaria da escola. O valor da caução é de 25 euros por prova (em numerário junto da secretaria da escola).
Processo de Consulta e Reapreciação das Provas de Exame do Ensino Secundário
1 - As pautas com as classificações dos Exames Nacionais serão afixadas na terça-feira, 5 de agosto, pelas 9h00. Não serão publicadas em nenhuma plataforma digital.
2 - Pedidos de Consulta de Prova (pontos 61, 62 da norma 2 /JNE /2025)
a) O período de Pedidos de Consulta das Provas (Modelo 09/JNE/2025) decorrerá nos dias 5 e 6 de agosto, dentro do horário do secretariado de exames/ recursos:
Manhã - 09h30 – 12h30
Tarde – 14h00 – 16h00
b) Não serão aceites pedidos de consulta de prova efetuados após as 16h00 do dia 6 de agosto;
c) O modelo referente ao processo de consulta deve ser preenchido em formato digital, usando o modelo disponível para o efeito em https://www.dge.mec.pt/modelos (Modelo 09/JNE/2025);
d) Devem ser descarregados, preenchidos e enviados pelo Encarregado de Educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e dirigidos ao Diretor da Escola para o endereço de correio eletrónico: recursos@esjf.edu.pt;
e) Deverá ser acautelado saldo disponível no "cartão" da escola (alunos internos), de onde será descontado o valor de 5 euros, por cada prova a consultar (os alunos externos terão de efetuar o pagamento em numerário junto da secretaria da escola);
f) Após a receção do pedido e validação do pagamento, será enviada uma digitalização da prova e o documento classificação de itens de prova para o e-mail remetente do pedido de consulta, devendo ser confirmada a sua receção.
3 - Pedidos de Reapreciação de Prova (ponto 63 da Norma 02 /JNE / 2024)
a) O período de Pedidos de Reapreciação de Provas decorrerá nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia dentro do horário do secretariado de exames/ recursos:
Manhã - 09h30 – 12h30
Tarde – 14h00 – 16h00
b) Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis na secção Modelos e Documentos abaixo (Modelo 12/JNE e Modelo 12-A/JNE);
c) São então descarregados, preenchidos e enviados para o seguinte endereço de correio eletrónico: recursos@esjf.edu.pt;
d) O requerimento deve ser formalizado, através do Modelo 12/JNE, dirigido ao Presidente do JNE;
e) A validação do modelo é formalizada mediante assinatura e pagamento da caução no valor de 25 euros (em numerário junto da secretaria da escola);
f) O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 12-A/JNE (sem identificação);
g) Quando a alegação não for redigida no Modelo 12-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto (sem identificação).
NOTA IMPORTANTE:
Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e/ ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.
Em resumo:
1. Descarregar os modelos 12/JNE e 12-A/JNE disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos;
2. Preencher os Modelos 12/JNE e 12-A/JNE com as alegações justificativas e enviar para recursos@esjf.edu.pt;
3. O pedido de reapreciação deve ser efetuado nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia, dentro do horário do secretariado de exames/ recursos - secretaria da escola. O valor da caução é de 25 euros por prova (em numerário junto da secretaria da escola).
NOTA IMPORTANTE:
A prova é reapreciada sempre na sua totalidade, independentemente do número de questões invocadas pelo requerente.
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 29 de agosto.
Calendário de entrega de manuais para 2025_2026
Ficha ENES _ 2025
Informamos que os alunos candidatos ao Ensino Superior poderão levantar a Ficha ENES, a partir do dia 21 de julho de 2025, nos serviços administrativos.
Avisam-se todos os Encarregados de Educação que decorre entre 26 de maio a 13 de junho de 2025, o prazo de candidatura ao Subsídio de Ação Social Escolar para o ano letivo de 2025/2026. Os interessados deverão contactar os serviços administrativos a fim de adquirirem o respetivo boletim de candidatura.
Deverá ser, igualmente, entregue a declaração comprovativa do escalão de abono de família, emitida em 2025, pela Segurança Social (que poderá ser descarregada em http://www.seg-social.pt/ ) ou outro serviço
processador (como por exemplo no caso dos funcionários públicos), e comprovativo do IBAN do encarregado de educação.
Pode ainda anexar quaisquer outros documentos que possam ser pertinentes para a candidatura, como por exemplo, declaração relativa a situação de desemprego há mais de 3 meses e menos de 2 anos, por parte de um dos progenitores.
Informam-se os alunos que vão realizar Exame Nacional de Inglês , cód. 550, que a componente de produção e interação oral se irá realizar no próximo dia 25 de julho, pela 9.30 horas, na Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra.
Os alunos deverão apresentar-se na escola de realização 30 minutos antes da horas marcada do Exame.
Foram afixadas, no átrio da escola, as pautas com as Classificações das Provas Finais do 9º ano, ano letivo 2024_2025.
O prazo de inscrição nos Exames Nacionais de 2025 decorrerá entre 6 e 19 de março.
Estão já disponíveis na página da Escola a norma 01-JNE-2025, o Despacho Normativo n.º2-A-2025 e folhetos informativos disponibilizados pelo JNE para auxiliar o processo de inscrição.
Serão realizadas sessões de esclarecimento junto de cada uma das turmas o mais brevemente possível.
O calendário de Exames para 2025 encontra-se disponível em https://iave.pt/provas-e-exames/calendario/.
No passado dia 26 de maio, pelas 18h, realizou-se na Sala Multiusos da escola uma sessão informativa, sobre a oferta formativa, dinamizada pelo Centro de Formação Profissional da Casa Branca, da APPACDM de Coimbra, A sessão foi organizada pelo Grupo de Educação Especial, que garantiu a articulação e acompanhamento da atividade. Estiveram presentes a psicóloga Andreia Antunes, professoras do grupo e alguns pais e alunos das turmas dos Cursos Profissionais.
Foram apresentadas oportunidades de formação destinadas a jovens com 18 anos ou mais, independentemente de estarem a concluir o ensino secundário. Os percursos formativos têm um caráter prático e funcional, ajustado às necessidades e interesses dos formandos.
No dia 2 de junho, 16 alunos da Escola Martim de Freitas visitaram a nossa escola, acompanhados pela psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), Dr.ª Rosa Carreira. Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar aos jovens, que se encontram no final do ensino básico, um contacto direto com a Escola Secundária e com os seus alunos, contribuindo assim para facilitar a integração neste novo nível de ensino.
A visita foi organizada pela psicóloga do nosso SPO, Dr.ª Andreia Antunes, e contou com a colaboração de vários docentes — Prof. Ivo Mateus, Prof. Manuel Tavares, Prof. Joaquim Frias, Prof.ª Cátia Osório e Prof.ª Carmo Almeida.
No passado dia 15 de maio, realizou-se uma sessão de esclarecimento na Escola Martim de Freitas, sobre a oferta educativa para 25/26 da ESJF.
A apresentação teve a colaboração da Psicóloga Andreia Antunes, dos Professores, Cátia Osório, Joaquim Frias, Manuel Tavares, Ivo Mateus e representantes dos alunos de diversos cursos do ensino profissional.
No passado dia 30 de abril, pelas 11h30, a nossa escola associou-se, mais uma vez, à Campanha do Laço Azul, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra (CPCJ), no âmbito de Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
A atividade central consistiu na formação de um Laço Azul Humano, realizada no ginásio da escola com a participação ativa de alunos, professores, assistentes técnicos e operacionais. Este gesto simbólico, realizado simultaneamente em várias escolas do país, teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da proteção dos direitos das crianças e jovens.
Destacou-se ainda a criação de um Gigante Laço Azul e de outros pequenos Laços Azuis distribuídos aos participantes que neste dia vestiram de azul!
Agradecemos o envolvimento e empenho de toda a comunidade escolar, que se uniu em torno desta causa nobre. Proteger as nossas crianças e jovens é um dever de todos.
Vamos continuar a "vestir azul" e a fazer a diferença!
A Equipa PESES
Exmos Srs. Professores,
Exmos Srs. Assistentes Técnicos,
Exmos Srs. Assistentes Operacionais,
Estimados Alunos,
A realização do "Projeto de Intervenção e Investigação para a Reabilitação da Escola Secundária José Falcão" constitui uma oportunidade para desenvolver um processo de envolvimento da comunidade escolar que irá apoiar e validar as opções de projeto, de modo a garantir o cumprimento dos mais exigentes critérios de reabilitação de um edifício representativo da arquitetura moderna portuguesa. Pretende-se assim realizar uma reflexão conjunta sobre os espaços de aprendizagem formal e informal e sobre a relação da escola com a cidade de Coimbra.
Neste sentido, a equipa de investigação da Universidade de Coimbra vai empreender nos próximos três meses um conjunto de atividades com a comunidade escolar - questionários, reuniões, caminhadas, oficinas e uma assembleia -, onde participarão estudantes, professores, funcionários, antigos alunos e órgãos da escola. Paralelamente, a equipa vai também realizar um levantamento técnico das patologias do edifício, através de visitas sistemáticas a todos os espaços da escola.
Assim, vimos apelar à vossa participação ativa neste projeto inclusivo de uma Escola para todos. Solicitamos ainda a vossa compreensão para eventuais inconvenientes que estas atividades possam causar no desenvolvimento quotidiano das vossas atividades.
Com os mais respeitosos cumprimentos,
A equipa de investigadores do Projeto de Intervenção e Investigação para a Reabilitação da Escola Secundária José Falcão
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Gonçalo Canto Moniz
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Principal Researcher, PhD, Centre for Social Studies
Associate Professor, University of Coimbra
Co-coordenador: Projeto de Reabilitação da Escola Secundária José Falcão
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Aluno da Escola Secundária José Falcão conquista medalha nas Olimpíadas de Matemática
A Diretora da Escola Secundária José Falcão congratula-se com a conquista do aluno Hugo Jorge de Noronha, do 10.º ano, turma 3, que obteve a medalha de bronze na Final Nacional das XLIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM).
A Sociedade Portuguesa de Matemática felicitou formalmente a escola por este brilhante resultado, que muito honra toda a comunidade educativa. Esta distinção é o reflexo do empenho, da dedicação e do talento do aluno, bem como do acompanhamento dos docentes e do apoio da escola à excelência académica.
Parabéns ao Hugo e a todos os que contribuíram para este sucesso. Continuamos a apostar no mérito e na valorização do conhecimento.
Os alunos da Escola Secundária José Falcão, do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), sob a responsabilidade das professoras Luísa Conde e Cátia Osório, no âmbito da disciplina de Saúde, realizaram uma visita de estudo à Maternidade Dr. Daniel de Matos, em Coimbra.
No anfiteatro, a Enfermeira Margarida Pereira, da especialidade em saúde materna e obstetrícia, mostrou uma apresentação dos serviços prestados na Maternidade. Foram referidas as tarefas a executar pelo TAS sob supervisão, bem como tarefas autónomas. Foi dado especial relevo aos procedimentos a executar pelo TAS na prevenção de infeções hospitalares.
Foram visitadas as instalações da medicina materno-fetal, o bloco de partos, o bloco operatório, a unidade de cuidados especiais, os gabinetes médicos, os gabinetes de enfermagem, a sala de tratamentos, sala de equipamentos de ecografia e outros, a neonatologia, as dependências das puérperas, etc... Com esta visita, os alunos consciencializaram-se da importância e das responsabilidades dos trabalhos a executar por um TAS.
Portugal vai participar no estudo PISA 2025 (Programme for International Student Assessment), que decorre em cerca de 90 países em todo o mundo, e que procura avaliar a capacidade dos jovens de 15/16 anos de idade para aplicar e relacionar conhecimentos e competências em tarefas do dia a dia.
Este ano, a nossa escola aceitou o convite para participar neste estudo. Neste sentido, foram selecionados 53 alunos aleatoriamente para representar a escola e participar no teste PISA ou teste FLA - Avaliação de Língua Estrangeira - Inglês), que decorrerá na sala Biblioteca, no dia 23 /04 / 2025, entre as 9h e as 13h..
O Estudo PISA 2025 vai ter alguns alunos a responder ao «Teste PISA» e outros alunos a responder ao «Teste FLA - Avaliação de Língua Estrangeira – Inglês». O «Teste PISA» inclui a avaliação das literacias de leitura, de matemática e científica e, como novidade deste ciclo 2025, vai avaliar ainda a Aprendizagem no Mundo Digital. O «Teste FLA - Avaliação de Língua Estrangeira – Inglês» avalia, principalmente, as competências dos alunos em inglês, centrando-se na leitura, compreensão e produção oral. O Estudo PISA 2025 inclui um teste e um questionário ao aluno em ambiente digital (computador).
Agradecemos a compreensão de todos!
Os alunos da Escola Secundária José Falcão, da disciplina de Biologia do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) e a professora Luísa Conde, realizaram em 15 Janeiro p.p. uma visita de estudo à Escola Superior Agrária de Coimbra - ESAC. Visitaram as cavalariças, assistiram à recolha de sémen de equino e participaram nos subsequentes processos realizados no Laboratório de Reprodução Animal da ESAC.
Os alunos também acompanharam a execução de técnicas de criopreservação do sémen, e conheceram as técnicas usadas na inseminação artificial das éguas. Foi ainda efetuada a visita ao Laboratório de Micropropagação Vegetativa da ESAC, onde os alunos da disciplina de Biologia do Curso Profissional 12ºTAS acompanharam os processos de produção de clones de plantas previamente selecionadas pelas suas características.
Realizam-se, para os alunos do 9º ano, dia 12 de fevereiro e 26 de fevereiro de 2025, as Provas-Ensaio nas disciplinas de Português e Português Língua Não Materna (dia 12) e Matemática (dia 26).
Objetivos das Provas-Ensaio:
As provas-ensaio têm como principal objetivo a ambientação dos alunos à avaliação em suporte digital e à plataforma de realização de provas do IAVE. As provas-ensaio têm, ainda, o objetivo de identificar questões técnicas e organizativas, passíveis de implementar pelos serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação a tempo da realização das provas finais do ensino básico.
43.as Olimpíadas Portuguesas de Matemática
1ª eliminatória na Escola Secundária José Falcão
Tendo como principal objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e detetar vocações precoces nesta área, as Olimpíadas Portuguesas de Matemática são também o meio de seleção das equipas que irão representar Portugal em diversas Olimpíadas Internacionais de Matemática.
A primeira eliminatória das Olimpíadas realizou-se no passado dia 6 de novembro e contou com a participação de 29 alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.
A segunda eliminatória decorrerá a 15 de janeiro de 2025 e contará com a participação dos alunos que ficarem melhor classificados em cada uma das categorias Júnior, A e B.
O grupo de Matemática congratula-se pelo empenho de todos os alunos participantes e agradece a dedicação de todos os professores envolvidos, designadamente dos estagiários de Matemática que colaboraram ativamente em toda a atividade.
Resultados definitivos
Mesa Eleitoral
Documentação relativa ao processo eleitoral dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral.
Correção do Edital_ 09/12/2024
IV ciclo de Conferências Itinerários Turísticos
Visita a Dublin/Belfast
Apresentação do que se foi ver e da história dos dois países
Olhar das alunas e alunos sobre esta viagem/aprendizagem
Alunos do 11º ano de Inglês, do ensino regular e cursos profissionais, e professoras da Escola Secundária José Falcão participaram numa visita de estudo a Dublin e Belfast, em dois momentos, com grupos distintos, num total de 111 alunos, entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março e 7 e 10 de março. A visita teve como objetivos alargar os horizontes culturais, facilitar a comunicação com outros povos europeus e do mundo, potenciar e treinar a comunicação em língua inglesa, conhecer locais diversificados e emblemáticos ligados às culturas de expressão inglesa e gaélica, (re)conhecer manifestações culturais através da visita a museus e outros espaços culturais e recreativos, promovendo a gestão do currículo numa perspetiva multidisciplinar e a abordagem de problemas de diferentes pontos de vista. Desta forma, foi possível propiciar aos alunos uma perspetiva holística do mundo, bem como promover a entreajuda, amizade e tolerância, indo ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo da Escola e do Perfil do Aluno à Saída do Escolaridade Obrigatória.
Em Dublin, os grupos puderam visitar diferentes museus, nomeadamente: The Irish Museum of Modern Art (IMMA) e The Irish Emigration Museum (EPIC) para além de outros lugares de interesse histórico e turístico, tais como: The Trinity College, The Book of Kells, The Old Library, St Patrick’s Cathedral, Chester Beatty Library, Christ Church, Ha'Penny Bridge, Temple Bar. Em Belfast, no Titanic Experience, tiveram ainda a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a realidade social que antecedeu a construção do navio Titanic e pormenores sobre o fatídico fim deste navio. Na Irlanda do Norte, em Bushmills, passear no Giant’s Causeway foi uma experiência inesquecível.
O jantar no famoso pub Merchants Arch proporcionou aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar o verdadeiro espírito irlandês.
Um outro ponto alto da visita foi o workshop de música e dança irlandesa, onde os nossos alunos se mostraram quase profissionais nesta arte.
Para além da experiência de imersão na cultura irlandesa e do convívio de grupo, esta visita foi um forte estímulo para a aprendizagem da língua inglesa, tornando-se inolvidável para todos.
Um agradecimento especial à Diretora da Escola Secundária José Falcão, Dr.ª Isabel Amoroso Lopes que, desde o primeiro momento, apoiou e colaborou ativamente na dinamização desta atividade - reunindo com os Encarregados de Educação e encetando todos os esforços para que a mesma se concretizasse com sucesso, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os alunos, de forma ímpar.
A concluir, salienta-se o comportamento dos alunos, o qual correspondeu às expetativas, contribuindo para um salutar ambiente entre todos. A colaboração dos Encarregados de Educação foi também imprescindível para a concretização da visita.
A visita de estudo terminou, mas a paixão pela Irlanda, terra de contos mágicos, de duendes, gigantes e potes de ouro no fim do arco-íris faz-nos entender James Joyce quando escreveu “When I die, Dublin will be written in my heart.”
Eventos, notícias e atividades de relevo da nossa Escola.
A maioria dos nossos alunos entra no ensino superior no curso que deseja.
Temos um corpo docente estável e bastante experiente.
Além do acervo literário, temos uma grande equipa e muitos outros equipamentos à disposição dos alunos.
O ambiente que se vive no seio da nossa Escola é um exemplo de Cidadania!!
Um dos primeiros três Liceus criados em Portugal, a Escola continua a ser uma referência, não só de Coimbra mas também do País.
Av. Dom Afonso Henriques, 3004-002 Coimbra
Telefone: +351 239 487 170
Secretaria: secretaria@esjf.edu.pt
Direção: direcao@esjf.edu.pt
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