E.M.A.E.I.

Falar de Educação Inclusiva é falar de uma escola que tem um perfil de base humanista, ancorado no desenvolvimento de valores e de competências que abrem as portas de entrada e que garantam que, à saída, todos alcançaram aquilo a que têm direito.  Deste modo pretende-se que todos os alunos estejam aptos ao exercício de uma cidadania ativa exercida em liberdade e proporcionadora de bem-estar. 
É este o paradigma da Escola Secundária José Falcão procurando promover a igualdade e a não discriminação, cuja diversidade, flexibilidade, inovação e personalização respondem à heterogeneidade dos alunos, eliminando obstáculos e estereótipos no acesso ao currículo e às aprendizagens.

REGIMENTO DO CAA

Inclusão é um recurso organizacional (artigo 13º do DL 54 – Centro de Apoio à Aprendizagem) da Escola Secundária José Falcão, que mais do que se inserir nas respostas educativas disponibilizadas pela escola, procura afirmar-se no contexto educativo, constituindo-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de dinâmicas pedagógicas (artigo 21º de DL55 de 6 de julho) e outras respostas educativas, por profissionais e técnicos especializados (no 6 nas alíneas de a - f do artigo 13º do DL 54/2018).
É um espaço físico que agrega outros espaços da escola com recursos materiais variados e direcionados às necessidades dos alunos. Garante a inclusão na vida escolar e pós escolar com um trabalho e dinâmicas inclusivas em contexto de sala de aula e direcionadas à turma, complementando-o em situações específicas de forma mais individualizada.
Consulte o Regimento do CAA.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

Este manual pressupõe a leitura orientada do Decreto - lei 54/2018 de 6 de julho e do Manual de apoio à prática da DGE.
O Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho pressupõe uma série de princípios orientadores da ação centrada no acesso ao currículo e às aprendizagens adotando como paradigma da intervenção o modelo de intervenção multinível que envolve a prestação de um continuum de intervenções suportadas empiricamente, organizadas em diferentes níveis de intensidade, disponibilizadas em função da resposta dos alunos à intervenção. 

A Escola Secundária José Falcão

Um dos primeiros três Liceus criados em Portugal, a Escola continua a ser uma referência, não só de Coimbra mas também do País.

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