Documentação relativa ao processo eleitoral dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral.
43.as Olimpíadas Portuguesas de Matemática
1ª eliminatória na Escola Secundária José Falcão
Tendo como principal objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e detetar vocações precoces nesta área, as Olimpíadas Portuguesas de Matemática são também o meio de seleção das equipas que irão representar Portugal em diversas Olimpíadas Internacionais de Matemática.
A primeira eliminatória das Olimpíadas realizou-se no passado dia 6 de novembro e contou com a participação de 29 alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.
A segunda eliminatória decorrerá a 15 de janeiro de 2025 e contará com a participação dos alunos que ficarem melhor classificados em cada uma das categorias Júnior, A e B.
O grupo de Matemática congratula-se pelo empenho de todos os alunos participantes e agradece a dedicação de todos os professores envolvidos, designadamente dos estagiários de Matemática que colaboraram ativamente em toda a atividade.
Estimados Colegas e Amigos do Paulo.
Há pessoas, gestos e vidas que não podem deixar de ser faladas que não nos deixam indiferentes, vidas feitas de muito amor, de carinho, de palavras aladas, irrepreensíveis, de poesias soltas, de momentos mágicos e de gestos de grandeza indubitável. Esta foi a vida do Nosso amigo e colega Paulo Ferreira.
Os anos foram gastando os dias! Mas, o tempo cansou-se dentro de ti, passou e tu vais-te embora, assim, sem pedir licença ou sem mesmo avisar. Agora passeamos as saudades que temos de ti.
É, com profundo pesar, que prestamos homenagem a um colega, amigo que marcou profundamente a nossa escola desde 1 de setembro de 1995.
O Paulo Ferreira não foi apenas um professor. Foi um amigo e um pilar para todos nós. Com uma dedicação incansável ao ensino e um carinho genuíno pelos seus alunos e colegas, deixou marcas que jamais desaparecerão dos nossos corredores e das nossas memórias.
Ao longo da sua trajetória assumiu várias funções, incluindo a de Diretor desta escola, cargo que desempenhou com a mesma integridade e paixão com que lecionava. Sob a sua liderança, vivemos momentos de crescimento e união, e ele mostrou-nos sempre o que significava ser não apenas um educador, mas também um líder e um ser humano exemplar.
Para além das suas competências e do seu conhecimento, ficará sempre entre nós o seu sorriso, a sua paciência, o seu otimismo e a sua generosidade. O Paulo tinha o dom de transformar qualquer dificuldade numa oportunidade de aprendizagem e de crescimento.
Aos alunos, aos colegas e a toda a comunidade educativa, deixa um legado que não se mede em anos de serviço, mas em vidas tocadas e em corações inspirados.
A sua ausência será sentida todos os dias, mas as memórias que partilhámos e as lições que nos ensinou continuarão sempre connosco.
Em nome de todos os que tiveram o privilégio de o conhecer, obrigado… por tudo o que foste e por tudo o que deixaste em nós.
Há vidas que são vividas com a garra de quem canta um fado ou canção de desafio. Há melodias assim, como a tua constelação de sons e de cores, Paulo. Em que as muitas palavras não chegam para as cantar. Não te dissemos adeus, nem o quanto gostamos de Ti. Não nos despedimos de ti. Levamos-te sempre connosco, enquanto atravessamos a incerteza desta longa viagem, a Vida!
Bem hajas!
Isabel Amoroso Lopes
IV ciclo de Conferências Itinerários Turísticos
Exmos Srs. Professores,
Exmos Srs. Assistentes Técnicos,
Exmos Srs. Assistentes Operacionais,
Estimados Alunos,
A realização do "Projeto de Intervenção e Investigação para a Reabilitação da Escola Secundária José Falcão" constitui uma oportunidade para desenvolver um processo de envolvimento da comunidade escolar que irá apoiar e validar as opções de projeto, de modo a garantir o cumprimento dos mais exigentes critérios de reabilitação de um edifício representativo da arquitetura moderna portuguesa. Pretende-se assim realizar uma reflexão conjunta sobre os espaços de aprendizagem formal e informal e sobre a relação da escola com a cidade de Coimbra.
Neste sentido, a equipa de investigação da Universidade de Coimbra vai empreender nos próximos três meses um conjunto de atividades com a comunidade escolar - questionários, reuniões, caminhadas, oficinas e uma assembleia -, onde participarão estudantes, professores, funcionários, antigos alunos e órgãos da escola. Paralelamente, a equipa vai também realizar um levantamento técnico das patologias do edifício, através de visitas sistemáticas a todos os espaços da escola.
Assim, vimos apelar à vossa participação ativa neste projeto inclusivo de uma Escola para todos. Solicitamos ainda a vossa compreensão para eventuais inconvenientes que estas atividades possam causar no desenvolvimento quotidiano das vossas atividades.
Com os mais respeitosos cumprimentos,
A equipa de investigadores do Projeto de Intervenção e Investigação para a Reabilitação da Escola Secundária José Falcão
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Gonçalo Canto Moniz
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Principal Researcher, PhD, Centre for Social Studies
Associate Professor, University of Coimbra
Co-coordenador: Projeto de Reabilitação da Escola Secundária José Falcão
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Visita a Dublin/Belfast
Apresentação do que se foi ver e da história dos dois países
Olhar das alunas e alunos sobre esta viagem/aprendizagem
Alunos do 11º ano de Inglês, do ensino regular e cursos profissionais, e professoras da Escola Secundária José Falcão participaram numa visita de estudo a Dublin e Belfast, em dois momentos, com grupos distintos, num total de 111 alunos, entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março e 7 e 10 de março. A visita teve como objetivos alargar os horizontes culturais, facilitar a comunicação com outros povos europeus e do mundo, potenciar e treinar a comunicação em língua inglesa, conhecer locais diversificados e emblemáticos ligados às culturas de expressão inglesa e gaélica, (re)conhecer manifestações culturais através da visita a museus e outros espaços culturais e recreativos, promovendo a gestão do currículo numa perspetiva multidisciplinar e a abordagem de problemas de diferentes pontos de vista. Desta forma, foi possível propiciar aos alunos uma perspetiva holística do mundo, bem como promover a entreajuda, amizade e tolerância, indo ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo da Escola e do Perfil do Aluno à Saída do Escolaridade Obrigatória.
Em Dublin, os grupos puderam visitar diferentes museus, nomeadamente: The Irish Museum of Modern Art (IMMA) e The Irish Emigration Museum (EPIC) para além de outros lugares de interesse histórico e turístico, tais como: The Trinity College, The Book of Kells, The Old Library, St Patrick’s Cathedral, Chester Beatty Library, Christ Church, Ha'Penny Bridge, Temple Bar. Em Belfast, no Titanic Experience, tiveram ainda a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a realidade social que antecedeu a construção do navio Titanic e pormenores sobre o fatídico fim deste navio. Na Irlanda do Norte, em Bushmills, passear no Giant’s Causeway foi uma experiência inesquecível.
O jantar no famoso pub Merchants Arch proporcionou aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar o verdadeiro espírito irlandês.
Um outro ponto alto da visita foi o workshop de música e dança irlandesa, onde os nossos alunos se mostraram quase profissionais nesta arte.
Para além da experiência de imersão na cultura irlandesa e do convívio de grupo, esta visita foi um forte estímulo para a aprendizagem da língua inglesa, tornando-se inolvidável para todos.
Um agradecimento especial à Diretora da Escola Secundária José Falcão, Dr.ª Isabel Amoroso Lopes que, desde o primeiro momento, apoiou e colaborou ativamente na dinamização desta atividade - reunindo com os Encarregados de Educação e encetando todos os esforços para que a mesma se concretizasse com sucesso, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os alunos, de forma ímpar.
A concluir, salienta-se o comportamento dos alunos, o qual correspondeu às expetativas, contribuindo para um salutar ambiente entre todos. A colaboração dos Encarregados de Educação foi também imprescindível para a concretização da visita.
A visita de estudo terminou, mas a paixão pela Irlanda, terra de contos mágicos, de duendes, gigantes e potes de ouro no fim do arco-íris faz-nos entender James Joyce quando escreveu “When I die, Dublin will be written in my heart.”
Processo de Consulta e Reapreciação das Provas e Exames
1 - As pautas com as classificações dos Exames Nacionais serão afixadas na segunda-feira, 15 de julho, pelas 9h00. Não serão publicadas em nenhuma plataforma digital.
2 - Pedidos de Consulta da Prova (pontos 49 e 50 da Norma 2 /JNE /2024)
a) O período de Pedidos de Consulta das Provas (Modelo 09/JNE) decorrerá nos dias 15 e 16 de julho. Não serão aceites pedidos efetuados após as 16h00 de dia 16 de julho;
b) Os modelos referentes ao processo de consulta devem ser preenchidos em formato digital, usando os modelos disponíveis para o efeito (https://www.dge.mec.pt/ modelos);
- devem ser descarregados, preenchidos e enviados pelo Encarregado de Educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e dirigidos ao Diretor da Escola para o endereço de correio eletrónico: [email protected]. pt
- o aluno deverá acautelar saldo disponível no "cartão" da escola, de onde será descontado o valor de € 5, por cada prova a consultar.
c) Após a receção do pedido e validação do pagamento, será enviada uma digitalização da prova para o e-mail remetente do pedido de consulta, devendo ser confirmada a sua receção.
3 - Pedidos de Reapreciação de Prova (ponto 51 da Norma 02 /JNE / 2024)
a) O período de Pedidos de Reapreciação de Provas decorrerá nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia;
b) Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis na secção Modelos e Documentos abaixo (Modelo 11/JNE e Modelo 11-A/JNE);
- são então descarregados, preenchidos e enviados para o seguinte endereço de correio eletrónico: [email protected];
- a todos os pedidos que derem entrada online será acusada a respetiva receção.
* O requerimento deve ser formalizado, através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE.
*A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento (encargo de €25 por exame).
* O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.
* Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.
* Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.
Em resumo:
1 - Descarregar para o computador os Modelos 11/JNE e 11-A/JNE, disponíveis abaixo;
2 - Preencher o Modelo 11-A/JNE com as alegações justificativas e enviar para [email protected];
3 - Preencher o Modelo 11/JNE, imprimir, assinar e entregar presencialmente, na secretaria da Escola, nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia (com encargo de 25 euros por exame).
A prova é reapreciada sempre na sua totalidade, independentemente do número de questões invocadas pelo requerente.
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 8 de agosto.
Processo de Consulta e Reapreciação das Provas e Exames do Ensino Básico
1 - As pautas com as classificações dos Exames Nacionais serão afixadas na segunda-feira, 8 de julho, pelas 9h00. Não serão publicadas em nenhuma plataforma digital.
2 - Pedidos de Consulta da Prova (pontos 49 e 50 da Norma 2 /JNE /2024)
a) O período de Pedidos de Consulta das Provas (Modelo 09/JNE) decorrerá nos dias 8 e 9 de julho. Não serão aceites pedidos efetuados após as 16h00 do dia 9 de julho;
b) Os modelos referentes ao processo de consulta devem ser preenchidos em formato digital, usando os modelos disponíveis para o efeito (https://www.dge.mec.pt/ modelos);
- devem ser descarregados, preenchidos e enviados pelo Encarregado de Educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e dirigidos ao Diretor da Escola para o endereço de correio eletrónico: [email protected]. pt
- o aluno deverá acautelar saldo disponível no "cartão" da escola, de onde será descontado o valor de € 5, por cada prova a consultar.
c) Após a receção do pedido e validação do pagamento, será enviada uma digitalização da prova para o e-mail remetente do pedido de consulta, devendo ser confirmada a sua receção.
3 - Pedidos de Reapreciação de Prova (ponto 51 da Norma 02 /JNE / 2023)
a) O período de Pedidos de Reapreciação de Provas decorrerá nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia;
b) Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis na secção Modelos e Documentos abaixo (Modelo 11/JNE e Modelo 11-A/JNE);
- são então descarregados, preenchidos e enviados para o seguinte endereço de correio eletrónico: recursos@esjf. edu.pt;
- a todos os pedidos que derem entrada online será acusada a respetiva receção.
* O requerimento deve ser formalizado, através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE.
*A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respectivo pagamento (encargo de €25 por exame).
* O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.
* Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.
* Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.
Em resumo:
1 - Descarregar para o computador os Modelos 11/JNE e 11-A/JNE, disponíveis abaixo;
2 - Preencher o Modelo 11-A/JNE com as alegações justificativas e enviar para [email protected];
3 - Preencher o Modelo 11/JNE, imprimir, assinar e entregar presencialmente, na secretaria da Escola, nos dois dias úteis seguintes à receção da respetiva cópia (com encargo de 25 euros por exame).
A prova é reapreciada sempre na sua totalidade, independentemente do número de questões invocadas pelo requerente.
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 31 de julho.
Eventos, notícias e atividades de relevo da nossa Escola.
Visita de estudo Visita ao Pavilhão do Conhecimento
Visita a Dublin/Belfast
Visita de estudo a Lisboa - BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa)
Visita de estudo a Mafra
Visita ao Sea Life (Porto)
Visita à exposição de Corpos Reais (Porto)
Visita à Residência Sénior - Casa do Jardim (Coimbra)
A maioria dos nossos alunos entra no ensino superior no curso que deseja.
Temos um corpo docente estável e bastante experiente.
Além do acervo literário, temos uma grande equipa e muitos outros equipamentos à disposição dos alunos.
O ambiente que se vive no seio da nossa Escola é um exemplo de Cidadania!!
Um dos primeiros três Liceus criados em Portugal, a Escola continua a ser uma referência, não só de Coimbra mas também do País.
Av. Dom Afonso Henriques, 3004-002 Coimbra
Telefone: +351 239 487 170
Secretaria: [email protected]
Direção: [email protected]
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