Projetos

Erasmus+

A ESJF acaba de, pela primeira vez, ver o seu projeto ERASMUS + ser aprovado para os próximos dois anos (2020-2022), no âmbito da candidatura à Ação Chave 1 do Programa Erasmus+, no setor do Ensino Escolar (KA101), mobilidade de docentes para fins de aprendizagem. Assim, para além do trabalho de projeção internacional que o mesmo implica, teremos vários docentes em mobilidades, por diversos países, em experiências únicas e um grande desafio a nível da integração e da consequente multiculturalidade que torna necessária a capacitação da escola a nível europeu/internacional, conseguindo implementar estratégias de internacionalização e reforçando a colaboração com parceiros de outros países, bem como uma maior compreensão e capacidade de resposta face à diversidade social, linguística e cultural.
Erasmus+
A ESJF está particularmente empenhada em reforçar a sua cultura organizacional, através da formação e validação das competências dos seus profissionais, de modo a oferecer ambientes educativos enriquecidos, suscetíveis de motivar os alunos para as aprendizagens que lhe garantirão um futuro melhor. O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas. Além disso, as organizações facilitam a mobilidade para fins de aprendizagem de estudantes, membros do pessoal, estagiários, aprendizes, voluntários, animadores de juventude e jovens.
Clube europeu

Clube Europeu

A ideia de formar um clube Europeu na Escola Secundária José Falcão surge em 2007 na sequência da participação, por convite da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu de Jovens, de um grupo de oito alunos na sessão anual, onde seria seleccionada a escola que iria nesse ano representar Portugal num Fórum internacional, a realizar em Dublin.

A experiência foi de tal forma enriquecedora, o crescimento intelectual, cívico e humano dos jovens foi tão notório, que consideramos que deveríamos proporcionar experiências idênticas a um maior número de alunos. Assim, surgiu a ideia de integrar a escola na rede dos clubes europeus.

Parlamento dos jovens

Parlamento dos Jovens

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação e Ciência, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. A escola participa neste programa desde 2007, sempre com elevada adesão por parte dos seus alunos.

Educação para a Saúde e Educação Sexual

PED
Com o Projecto de Educação para a Saúde e Educação Sexual pretende-se assegurar o acompanhamento, monitorização e desenvolvimento das actividades da saúde em meio escolar, na vertente da Educação para a Saúde. 

Tendo por referência a legislação em vigor, consideram-se temáticas prioritárias e respectivos objectivos, os seguintes:

a) Alimentação e Actividade Física

• Melhorar o estado de saúde global dos jovens;

• Inverter a tendência crescente de perfis de doença que se traduzem no aumento das taxas de incidência e prevalência de enfermidades como sejam a obesidade, diabetes tipo II, cáries dentárias, doenças cardiovasculares e outras;

• Colmatar carências nutricionais de uma população estudantil mais carenciada, fornecendo-lhes os nutrientes e a energia necessários para o bom desempenho cognitivo;

• Promover a saúde dos jovens através da Educação para a Saúde, especialmente em matéria de Alimentação Saudável e Atividade Física.

b) Prevenção de Consumo de Substâncias Psicoativas

• Prevenir o consumo destas substâncias em meio escolar através de debates, sessões de sensibilização e outras estratégias de trabalho continuado com os alunos e envolvendo toda a comunidade educativa.

c) Educação Sexual

• Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os jovens;

• Contribuir para a redução das possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez não planeada e as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST);

• Contribuir para a tomada de decisões saudáveis na área da sexualidade.

d) Saúde Mental e Prevenção da Violência em Meio Escolar

• Identificar os vários tipos de comportamentos relacionados com a violência;

• Apoiar acções de sensibilização e promoção da saúde mental;

• Promover uma intervenção continuada e baseada no conhecimento, em parceria com instituições competentes na matéria.

A Escola Secundária José Falcão

Um dos primeiros três Liceus criados em Portugal, a Escola continua a ser uma referência, não só de Coimbra mas também do País.

Contacte-nos

Av. Dom Afonso Henriques 126, 3000-011 Coimbra

Telefone: +351 239 487 170
Secretaria: secretaria@esjf.edu.pt
Direção: direcao@esjf.edu.pt
http://www.esjf.edu.pt

 

ESJF

Oferta Educativa

Ensino Básico - 3º ciclo

Ensino Secundário:

- Artes Visuais
- Ciências e Tecnologias
- Ciências Socioeconómicas
- Línguas e Humanidades

Cursos Profissionais:

- Técnico de Turismo Ambiental e Rural
- Técnico de Multimédia
- Técnico de Secretariado
- Técnico Auxiliar de Saúde

Search