Ginastas da AAC brilham por Portugal no Campeonato da Europa de Trampolins

Terminou, no passado domingo, o Campeonato da Europa de Ginástica de Trampolins em Sochi, na Rússia. Numa delegação portuguesa que contava com 39 ginastas, três eram da Associação Académica de Coimbra. Foi uma competição de sucesso para Portugal, que contou com 10 idas ao pódio, tornando-se o 3.º país mais medalhado da competição.

Do total de medalhas arrecadadas pela Seleção Nacional, três pertencem a ginastas da AAC, que realizaram provas ao mais alto nível. No segundo dia de competição, João Saraiva foi o primeiro a alcançar um lugar do pódio, com um excecional bronze europeu na final por Equipas Séniores de Tumbling. No dia seguinte, foi a vez de duas estreantes na Seleção Júnior mostrarem o que valem juntamente com as suas equipas. A ginasta Rita Abrantes, em Duplo-Mini Trampolim Júnior ajudou a sua equipa a alcançar a medalha de prata, numa prova muito disputada. Francisca Pinto, juntamente com as suas colegas da equipa nacional de Tumbling Júnior, alcançou o terceiro lugar do pódio. Na competição individual, João Saraiva, já experiente em competições internacionais, conseguiu um honroso 13.º lugar, com uma prova consistente e duas séries completas bem executadas. Francisca Pinto, com duas séries simples, mas bem executadas, garantiu um lugar na final individual, na qual conquistou um 6.º lugar, subindo duas posições relativamente às qualificações. Rita Abrantes, apesar de ter falhado a final individual por pouco, fez uma estreia muito positiva a competir neste escalão. Após um ano de paragem, este Europeu marcou o regresso às grandes competições da modalidade. Segundo a nota de imprensa da Secção de Ginástica da AAC “o balanço não podia ser mais positivo para o clube, com o melhor resultado de sempre neste tipo de competição, isto apesar de ter sido um ano muito complicado devido à pandemia”