Horários 2019/2020

Informam-se todos os alunos e encarregados de educação que os horários das turmas sofreram pequenos ajustes.

Encontram-se publicados na opção Alunos - Horários, atualizados à data de 31/01/2020.

 

Mensagem de Natal 2019

atualizado em Quarta, 18 Dezembro 2019 22:39 Escrito por Administrator Quarta, 18 Dezembro 2019 19:21

 

 

O Natal é tempo de família, de alegria, mas também de reflexão. Nesta alturado ano propiciam-se momentos em que avaliamos as nossas ações, a nossa conduta, os nossos sentimentos e pensamentos, mas, sobretudo, avaliamos o efeito que todas elas têm nos demais e desejamos que a mesma vontade de conhecimento interior que nos move nesse exercício nos dê ânimo para continuarmos a trabalhar empenhando-nos em tudo o que fazemos, interagindo com todos.

O Natal é um tempo de solidariedade, de partilha, um tempo em que queremos ver sorrisos e músicas que nos alegram o coração. É um tempo em que projetamos o melhor de nós próprios e vemos também o melhor daqueles que estão à nossa volta.

De mãos e de corações abertos, que neste Natal saibamos construir um presépio de Paz no nosso coração. E é precisamente esse espírito desta quadra que devemos transportar para todo o ano, para que, em conjunto, e com uma vontade plena de servir a Comunidade Escolar e construir o bem comum, exercendo a cidadania ativa, com espírito crítico construtivo, tornemos melhor a nossa Escola, os nossos alunos e a nós próprios.

Adoration Of The Infant Jesus by Stomer Matthias

Adoration Of The Infant Jesus by Stomer Matthias

A Direção da Escola Secundária José Falcão dirige-se à Comunidade Educativa com votos de feliz quadra, considerando que o Natal é época de nos centrarmos nos afetos, na partilha, de tornar os presentes em abraços e verdadeiros sorrisos. 

Queremos que, com a chegada do Natal, todos os membros da nossa comunidade possam desfrutar de momentos de pura alegria, não esquecendo que a nossa Escola muito tem contribuído para a felicidade dos nossos jovens.

Que 2020 seja um ano de sucessos, paz e harmonia!

Boas Festas!

 

Vamos Viver o Natal

Escrito por Pedro Praça Domingo, 08 Dezembro 2019 18:49

No âmbito de concurso "Vamos viver o Natal", uma organização da Biblioteca Municipal de Coimbra e Rede de Bibliotecas Escolares, as alunas de Artes da Escola José Falcão, Isabel Correia Rostami (10º 5) e Maria Constança Coutinho (10º5), foram premiadas pelo júri (na categoria Secundário), com os postais inspirados a partir do poema de Fernando Pessoa: "Natal...na província neva" (in Poesias).

vamos viver o natal

 

Revolta Ambiental

Escrito por Pedro Praça Domingo, 08 Dezembro 2019 18:44

É inaugurada, já no próximo dia 10 de dezembro, a exposição intitulada "Revolta Ambiental", na Sala de Exposições da nossa Escola.

revolta ambiental

 

Evocação - EVELINA SILVEIRA E MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO

atualizado em Sábado, 23 Novembro 2019 13:19 Escrito por Administrator Sábado, 23 Novembro 2019 08:25

EVELINA SILVEIRA E MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO

EVOCAÇÃO

 

                No ano de 2019 faleceram vários antigos docentes da nossa Escola. Assistimos, com marcada tristeza, à partida da Dr.ª Teresa Leão, do Dr. Francisco Amaral e da Dr.ª Arminda Furtado.

                Durante a semana que agora se completa, a comunidade educativa da ESJF foi confrontada com o falecimento de duas antigas docentes da Escola, cabendo aqui uma merecida evocação de reconhecimento à Dr.ª EVELINA SILVEIRA e à Dr.ª MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO.

                A Dr.ª EVELINA SILVEIRA, licenciada em Matemática pela FCTUC, exerceu a docência de Matemática em turmas do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário com dedicação reconhecida até à sua aposentação ocorrida há poucos anos. A par da docência, envolveu-se em vários projetos de Escola, tendo dinamizado, com demais colegas de Grupo, as Olimpíadas da Matemática e o Canguru Matemático, entre outros.

                Durante vários anos, integrou o Secretariado de Exames, desempenhou com empenho e grande disponibilidade as funções de diretora de turma, de delegada de grupo disciplinar e de representante no Conselho Pedagógico, com intervenção atenta e cooperativa.

                A Dr.ª MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO, licenciada em Filologia Românica pela FLUC, exerceu, durante muitos anos, a docência nas disciplinas de Português e Francês na ESJF até à sua aposentação na década de 90.

                De reconhecida dedicação ao ensino e à formação de professores, teve sempre grande estima por parte de colegas e alunos, demonstrando grande cordialidade nas suas relações de convívio amável, sendo sempre respeitadora e respeitada. Tinha sólida formação científica e pedagógica, sabia muito e sabia ensinar. Desempenhou as habituais funções não letivas inerentes à condição de professor.

                A Dr.ª Maria da Conceição Sarmento é também reconhecida pela sua relação com o escritor Miguel Torga, pois desde 1954 vivia numa casa vizinha daquela onde morava Miguel Torga, do qual se tornou amiga. Desde cedo colaborou com Miguel Torga: fez a revisão tipográfica do romance «Vindima» e, desde então, sempre deu o seu contributo até às últimas obras publicadas pelo escritor, fazendo revisão de textos e, com Andrée Crabbé Rocha, organizando os seus dossiers.

                A Dr.ª Maria da Conceição Sarmento proferiu várias conferências, a última, em 2017, na Casa-Museu Miguel Torga, em Coimbra, que intitulou «Miguel Torga, a presença viva do Homem e da Obra.»

               Sentidos pêsames da Escola Secundária José Falcão e condolências às famílias enlutadas.

                                                                                              A Escola Secundária José Falcão

 

Exposição - Pelos caminhos...

Terça, 21 Maio 2019 11:24

expo 125

 

Participação da ESJF nas Olimpíadas da Biologia

Terça, 21 Maio 2019 09:05

opb 2019

Um aluno do 10º ano, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, participou nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia tendo ficado classificado entre os 10 melhores a nível nacional. O aluno foi convidado para estar presente na Cerimónia de entrega dos prémios das Olimpíadas Portuguesas de Biologia, que terá lugar no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, no próximo dia 25 de maio de 2019 pelas 15:00h.

 

Pág. 3 de 22

«InícioAnterior12345678910SeguinteFinal»

Ligações úteis

inovarconsulta

 

moodle

 

biblioteca

 

 

rbe

 

 

apee

 

LogotipoIAVE

 

Portal das escolas

 

logo_minerva2

 

eqavet

 

galeria

 

caixa

 
Copyright © 2020 esjf. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.