KA2 - UTA (Update Traditional Arts)

O projeto “Update Tradicional Art” está inserido no Programa Erasmus +, 2020-22, no âmbito das parcerias estratégicas KA229 (ação-chave 2) que se destina a projetos internacionais de cooperação para inovação e intercâmbio de boas práticas e que visa apoiar parcerias estratégicas nos domínios da educação da formação e da juventude.

Os objetivos principais deste projeto passam por “desenvolver as competências digitais, desenvolver a inteligência cultural por meio das artes tradicionais, desenvolver competências na língua estrangeira (Inglês), promover o multiculturalismo e melhorar o conhecimento intercultural sobre países parceiros”, privilegiando assim o trabalho colaborativo, a criatividade, a inovação, o planeamento e a resolução de problemas. O projeto pressupõe o desenvolvimento de atividades relacionadas com organização de um teatro de fantoches, produzidos com impressoras 3D, e preparar uma representação de lenda/conto da tradição oral portuguesa. Serão também organizados roteiros culturais e realizados trabalhos multimédia utilizando dinâmicas do mundo online, capacitando os alunos a utilizar as ferramentas das Tecnologias de Informação e Comunicação e ensinando-os a desenvolver a sua capacidade crítica, criativa e de inovação (design gráfico, fotografia, realização de vídeo, edição de vídeo, sonoplastia e de produção de imagem), privilegiando a interdisciplinaridade. Os nossos alunos deverão fazer uma apresentação sobre “O que saber sobre as impressoras 3D” a serem utilizadas durante a mobilidade, sendo a mesma enviada eletronicamente a todos os participantes.

Além de Portugal (ESJF), participam a Turquia (Ahmet Hamdi Gokbayrak Fen lisesi Mudurlugu), a Espanha (Institut Castellet), a Itália (IIS Verona Trento), a Polónia (Zespol Szkol Nr 3 im. Walentego Lipinskiego i Mateusza Beksinskiego w Sanoku) e a Estónia (Tallinna Kesklinna Vene Gümnaasium).

O projeto comtempla cinco mobilidades, envolvendo cada mobilidade dois a três professores e quatro a cinco alunos. A nossa escola será também anfitriã dos alunos e professores dos países parceiros.

  

Estes projetos são financiados pela EU e a sua monitorização está a cargo da Agência Nacional Erasmus+.


Art Traditional Update

 

Parceiros: Portugal, Turquia, Estónia, Espanha, Polónia e Itália

Duração do Projeto: 01-09-2020 até 31-08-2022

Objetivos: desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade em que, apesar das diferenças, seja possível isolar o que nos une para além da diversidade cultural, étnica ou religiosa. Permitir aos alunos o desenvolvimento das soft skills (colaboração, criatividade, iniciativa, resolução de problemas) à medida que vão desconstruindo estereótipos e interiorizando a ideia de pertença a uma comunidade internacional.

O projeto organiza-se em quatro módulos iniciais (património histórico e cultural; música e folklore; comida e arte; património natural/ paisagístico) e um de avaliação final. 

Produto final: Mobilidade virtual no eTwinning (encontros e workshops no Twinspace), materiais pedagógicos (Twinspace group) e materiais visuais (fotos, vídeos, apresentações realizadas nas visitas locais e internacionais.

Neste projeto participam as turmas do 11º ano TAR e TM (Ensino Profissional) – ano letivo 2020-21. 


Apresentação do projeto KA2 - UTA (Update Traditional Arts)

A Escola Secundária José Falcão

Um dos primeiros três Liceus criados em Portugal, a Escola continua a ser uma referência, não só de Coimbra mas também do País.

Contacte-nos

Av. Dom Afonso Henriques 126, 3000-011 Coimbra

Telefone: +351 239 487 170
Secretaria: secretaria@esjf.edu.pt
Direção: direcao@esjf.edu.pt
http://www.esjf.edu.pt

 

ESJF

Oferta Educativa

Ensino Básico - 3º ciclo

Ensino Secundário:

- Artes Visuais
- Ciências e Tecnologias
- Ciências Socioeconómicas
- Línguas e Humanidades

Cursos Profissionais:

- Técnico de Turismo Ambiental e Rural
- Técnico de Multimédia
- Técnico de Secretariado
- Técnico Auxiliar de Saúde

Search