O projeto “Update Tradicional
Art” está inserido no Programa
Erasmus +, 2020-22, no âmbito das parcerias estratégicas KA229 (ação-chave 2) que se destina a
projetos internacionais de cooperação para inovação e intercâmbio de boas
práticas e que visa apoiar parcerias estratégicas nos domínios da educação da
formação e da juventude.
Os objetivos principais deste projeto passam por “desenvolver as
competências digitais, desenvolver a inteligência cultural por meio das artes
tradicionais, desenvolver competências na língua estrangeira (Inglês), promover
o multiculturalismo e melhorar o conhecimento intercultural sobre países
parceiros”, privilegiando assim o trabalho colaborativo, a criatividade, a
inovação, o planeamento e a resolução de problemas. O projeto pressupõe o
desenvolvimento de atividades relacionadas com organização de um teatro de
fantoches, produzidos com impressoras 3D, e preparar uma representação de lenda/conto
da tradição oral portuguesa. Serão também organizados roteiros culturais e
realizados trabalhos multimédia utilizando dinâmicas do mundo online, capacitando os alunos a utilizar as
ferramentas das Tecnologias de Informação e Comunicação e ensinando-os a
desenvolver a sua capacidade crítica, criativa e de inovação (design gráfico,
fotografia, realização de vídeo, edição de vídeo, sonoplastia e de produção de
imagem), privilegiando a interdisciplinaridade. Os nossos alunos deverão fazer
uma apresentação sobre “O que saber
sobre as impressoras 3D” a serem utilizadas durante a mobilidade, sendo a
mesma enviada eletronicamente a todos os participantes.
Além de Portugal (ESJF), participam a Turquia (Ahmet Hamdi Gokbayrak
Fen lisesi Mudurlugu), a Espanha (Institut Castellet), a Itália (IIS Verona
Trento), a Polónia (Zespol Szkol Nr 3 im. Walentego Lipinskiego i Mateusza
Beksinskiego w Sanoku) e a Estónia (Tallinna Kesklinna Vene Gümnaasium).
O projeto comtempla cinco mobilidades, envolvendo cada mobilidade dois
a três professores e quatro a cinco alunos. A nossa escola será também anfitriã
dos alunos e professores dos países parceiros.
Art Traditional
Update
Parceiros: Portugal, Turquia, Estónia, Espanha, Polónia e Itália
Duração do Projeto: 01-09-2020 até 31-08-2022
Objetivos: desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade em que, apesar das
diferenças, seja possível isolar o que nos une para além da diversidade
cultural, étnica ou religiosa. Permitir aos alunos o desenvolvimento das soft
skills (colaboração, criatividade, iniciativa, resolução de problemas) à medida
que vão desconstruindo estereótipos e interiorizando a ideia de pertença a uma
comunidade internacional.
O projeto organiza-se em quatro módulos iniciais (património histórico e
cultural; música e folklore; comida e arte; património natural/ paisagístico) e
um de avaliação final.
Produto final: Mobilidade virtual no eTwinning (encontros e workshops no Twinspace),
materiais pedagógicos (Twinspace group) e materiais visuais (fotos, vídeos,
apresentações realizadas nas visitas locais e internacionais.
Neste projeto participam as turmas do 11º ano TAR e TM (Ensino Profissional) – ano letivo 2020-21.
Um dos primeiros três Liceus criados em Portugal, a Escola continua a ser uma referência, não só de Coimbra mas também do País.
Av. Dom Afonso Henriques 126, 3000-011 Coimbra
Telefone: +351 239 487 170
Secretaria: secretaria@esjf.edu.pt
Direção: direcao@esjf.edu.pt
http://www.esjf.edu.pt
Ensino Básico - 3º ciclo
Ensino Secundário:
- Artes Visuais
- Ciências e Tecnologias
- Ciências Socioeconómicas
- Línguas e Humanidades
Cursos Profissionais:
- Técnico de Turismo
- Técnico de Multimédia
- Técnico Auxiliar de Saúde
- Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos