Informação à Comunidade Escolar

COVID – 19: FUNCIONAMENTO DA ESCOLA (Normas operativas)

Coimbra 16 de março de 2020

Durante os últimos dias foram sendo solidificadas algumas medidas de caráter administrativo e organizacional, no sentido de operacionalizar as atividades da escola, não as fazendo colidir com as instruções/orientações da DGS, dando assim cumprimento às regras de higiene, distanciamento e contenção social.

Assim, e sistematizando:

Orientações de caráter geral

1. O pessoal não docente permanecerá no respetivo domicílio, exceto o que necessitar de ser escalado para as equipas que, diariamente, assegurarão a manutenção e vigilância dos espaços e os procedimentos administrativos que terão de ser efetuados presencialmente;
  2. As equipas de funcionários presentes na escola serão reduzidas ao mínimo, evitando a deslocalização e o contacto social;
  3. Os Serviços Administrativos não prestam atendimento presencial, podendo ser utilizado o email da escola - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar , o telefone – 239 791 230, ou o correio postal;
  4. Estão dispensados, das tarefas que envolvam maior risco, os trabalhadores de grupos de risco e outros que se enquadrem nas medidas excecionais aprovadas pelo Governo;
  5. Qualquer situação de contágio deve ser reportada à Direção da Escola – e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar , telefone: 239 791 230.

Orientações para acompanhamento pedagógico dos alunos

1. Sendo os professores elementos fulcrais à atividade educativa, a Direção recomenda que as reuniões não devem ser de carater presencial e que o Diretor de Turma deva manter o contacto com os alunos e dar-lhes a entender que as atividades de acompanhamento se vão manter até ao término destes "dias negros".
  2. Determino com força vinculativa de Ordem de Serviço que os professores deverão optar pela modalidade de teletrabalho e eventualmente harmonizarem entre os membros do Conselho de Turma a melhor maneira de articular este tipo atividade, dinamizando atividades pedagógicas à distância, recorrendo aos recursos eletrónicos disponíveis, conforme informação enviada anteriormente.

Estas atividades devem ser registadas na plataforma INOVAR assim que possível, a qual se encontra com limite alargado de registo.

1. Na medida do possível, deve ser evitada a proliferação de ferramentas e de plataformas para que haja uma harmonização de métodos de ensino e aprendizagem, em cada ciclo e com isto facilitar a concentração dos alunos nos espaços digitais.
  2. A DGE criou espaço online de apoio às escolas-Covid-19: https://apoioescolas.dge.mec.pt/
    1. Estando a decorrer o período de inscrição nos exames nacionais, de acordo com informações da DGEstE de 13 de março, está a ser estudado um procedimento para que os alunos não necessitem de se deslocar à escola para a inscrição. Será divulgada mais informação brevemente.
  3. Ainda de acordo com o mesmo documento informativo da DGEstE, a avaliação sumativa do 2.º período será efetuada no período normal, com base nos elementos disponíveis nesse momento (incluindo os ainda a recolher) e no caráter contínuo da avaliação. As estruturas de orientação educativa devem estar sensibilizadas para esta situação excecional, ajustando os critérios de modo a não prejudicar nenhum aluno.
  4. As orientações relativamente aos Conselhos de Turma serão tornadas públicas oportunamente.
  5. A divulgação aos Pais e Encarregados de Educação da avaliação sumativa do 2º período será alvo de posterior informação.
  6. Devem aceder diariamente ao sítio eletrónico da escola onde serão disponibilizadas as informações/orientação tidas como mais relevantes.
  7. Quando a Direção entender que há essa necessidade, poderá difundir através da rede de Diretores de Turma e da Associação de Pais e Encarregados de Educação documentos orientadores e de esclarecimento.

Exames Nacionais

Reuniões da Avaliação

Membros da comunidade educativa

Pais e Encarregados de Educação

1. Esta "quarentena educativa presencial" vai com certeza levar ao aumento da ansiedade e dos níveis de stress dos alunos mais jovens, e, tal como diz o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, "é importante aceitarmos o alarme face ao risco que corremos, como um facto normal"
  2. A tranquilidade que os pais demonstrarem, vai moldar o comportamento dos alunos mais jovens, "pais e filhos vão conversar uns com os outros, algo que se faz (vai fazendo) pouco nas famílias" – Daniel Sampaio.
  3. Qualquer situação de contágio deve ser reportada à Direção da Escola.

Cada um de nós deve ser um agente de saúde pública. As medidas de contenção em vigor exigem um cumprimento total e escrupuloso das recomendações da DGS.

A responsabilidade individual é um imperativo de consciência cívica.

Muita saúde para todos Vós!

A Direção

Paulo Francisco

Isabel Amoroso

Amélia Mendes

Pedro Praça

LogotipoIAVE

Portal das escolas

eqavet

Copyright © 2020 esjf. Todos os direitos reservados.