Os Muros da Europa - os direitos humanos 2016

 ppp cart  

Nos últimos anos, temos assistido a grandes manifestações em todo o mundo que reabrem o debate sobre a participação dos cidadãos e a capacidade da sociedade em exigir e gerar mudanças no ambiente político e social.

Um pouco por toda a Europa, a crise dos refugiados oriundos do Norte de África e do Médio Oriente (re)colocaram em agenda a luta contra a pobreza, a exclusão social, os sem abrigo, os refugiados de guerra. Urge a necessidade da promoção de uma consciência de solidariedade interpessoal e de assistência aos mais fragilizados.

Acreditamos que a luta, contra os muros que a Europa vai erguendo, só se vencerá se conseguirmos introduzir uma dimensão participativa de toda a comunidade nesse processo. Se o que pretendemos é uma sociedade mais inclusiva, necessitamos de uma cidadania mais ativa.
Neste contexto, e através da prática artística, o desafio dos alunos da disciplina de Desenho, da turma 6 do 12oano, é alertar a comunidade educativa para os desafios que a Europa, e o mundo na generalidade, se confrontam. Para tal a apropriação do material Cartão como metáfora de uma realidade, onde o cartão, apesar da sua fragilidade, é muito requisitado por aqueles que procuram um veículo de expressão, uma cama de descanso ou uma proteção territorial “casa”.

Ligações úteis

galeria

 

caixa

 

facebook

 

 

gave

 

moodle

 

portalescolas1941

 

logo_minerva2

 

biblioteca

 

rbe

 

logoprofs

 

 

apee

 

ler mais mar

 
Copyright © 2017 esjf. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.