Orange

lovelace

Orange Day
Cor brilhante e otimista, simboliza a campanha para um futuro melhor num mundo livre da violência de género

Campanha que chama a atenção da comunidade escolar para o problema da violência contra Mulheres e Raparigas, o qual diz respeito a todas as pessoas, ao seu ativismo, a não ficarem indiferentes.
Marcando o 20º aniversário da Declaração de Pequim, a Plataforma de Ação que trouxe para as agendas políticas os Direitos da Mulheres, alertando para a persistente discriminação, a desigualdade de género, as normas legais discriminatórias, os estereótipos de género, o casamento infantil, a violência sexual, que são os maiores obstáculos para a eliminação da pobreza, para a erradicação do VIH e Sida, a paz, segurança e para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis.
Acabar com a violência contra as Mulheres e Raparigas é a condição prioritária para atingir as Metas de Desenvolvimento Sustentável, onde a proteção, a educação, a autonomia no feminino proporcionam soluções para a prosperidade de comunidades por todo o mundo.
United Nations Secretary-General Ban Ki-moon: “We need to say to men and boys: Do not raise hands in violence - raise your voices to stop it - and to support human rights for all.” In Campaign UNiTE to End Violence Against Women.

Campaign UNiTE to End Violence against Women
Beijing Declaration and Platform for Action
Millennium Development Goals
Sustainable Development Goals pdf

Na Escola Secundária José Falcão os Eventos Laranja foram 16 dias de ativismo contra a violência de género. De 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra Mulheres -  a 10 de dezembro – Dia dos Direitos Humanos –
16 dias de campanha assinalados em espaços comuns, onde os/as estudantes circulam e convivem. Nesses espaços desenvolveram-se várias exposições – Orange Events - das quais se realizaram os vídeos que podem ser visualizados em vídeo_01 e vídeo_02.