Sessão "Ciência e Religião"

ciencia vs religiao

Cerca de trezentos alunos participaram no dia 8 de janeiro, no Auditório da Escola, numa sessão, integrada no projeto “Palavras no tempo”, sobre o tema “Ciência e Religião”.

Dois cientistas, o Professor João Bettencourt Relvas, investigador da Unidade de Neurociências do Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto e o Professor João Matos Paiva, professor do Departamento de Química da Universidade do Porto discorreram sobre um tema que a todos nos interpela. Dois olhares diferentes, um não crente e um crente, mas unidos numa visão lúcida e crítica sobre as relações entre ciência e religião, sobre se o princípio “mais ciência, menos religião” ou até “mais ciência, menos espiritualidade” é um axioma incontornável da atualidade.

O interesse dos alunos, vertido na atenção que ao longo de duas horas foi constante, bem como as intervenções oportunas que fizeram, mostram bem como os jovens se interessam e se interrogam sobre a sua situação radical no mundo.