17 novembro - Dia Mundial do Não Fumador

naofumador

A Escola José Falcão em parceria com a Fundação de Portuguesa de Cardiologia -delegação centro e com a Fundação Portuguesa do Pulmão - delegação de Coimbra, comemorou  o Dia do Não Fumador com uma Sessão de "Sensibilização à temática do tabaco" pelo Dr. João Rui Gaspar de Almeida, seguida da apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos do 9º ano onde foram abordados os malefícios de fumar e os benefícios de não fumar. A Sessão finalizou com uma “Conversa” com o Professor Doutor Polybio Serra e Silva.

Seguiu-se um torneio de Voleibol sob a égide “Em vez de Fumar vem jogar”.
A equipa do PES contou com a colaboração dos professores de Ciências Naturais, Espanhol, Educação Física e Educação Visual.

A Fundação Portuguesa do Pulmão - delegação de Coimbra, no dia 17 de novembro fez a apresentação dos resultados de um Estudo sobre Hábitos Tabágicos em Meio Escolar no Concelho de Coimbra realizado em 30 escolas da região centro que depois de tratados pelo  ao Laboratório de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (LBIM) .  Destacam-se as seguintes conclusões:

- A larga maioria dos alunos não fuma (79,0%);

- Dos 21,0% que são fumadores, cerca de metade fuma regularmente (10,2%);

- A maioria dos alunos fumadores não começou a fumar na escola (66%);

- Os alunos mais novos (12-13 anos) são os que mais começam a fumar no meio escolar;

- As raparigas apresentam maior tendência para começarem a fumar na escola;

- Nos casos em que há coabitação com familiares fumantes, existe um risco 1,5 vezes superior de um aluno fumar.

stop

Copyright © 2018 esjf. Todos os direitos reservados.