Encontro com a escritora Conceição Dinis Tomé

Quinta, 05 Janeiro 2017 10:11

livro 

No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a nossa escola recebeu, no dia 15 de dezembro, na biblioteca escolar, a escritora Conceição Dinis Tomé que apresentou a sua obra "O Caderno do Avô Heinrich", Prémio Literário Maria Rosa Colaço/Literatura Juvenil 2012.
Graças à colaboração dos professores de diferentes áreas do conhecimento, todas as turmas de 3.º Ciclo da nossa escola se envolveram na preparação deste encontro e na leitura do livro, subordinado à temática do Holocausto.
A escola agradece a presença da autora que nos mostrou como a capacidade humana de criar e apreciar a beleza são importantes para promover a paz entre os povos.

 

Petição pública - obras no edifício da Escola

atualizado em Quinta, 02 Fevereiro 2017 18:03 Quinta, 29 Dezembro 2016 21:15

esjf 

Em consonância com o esforço da Escola em documentar e continuar a chamar a atenção para a necessidade premente de obras no edifício da Escola, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESJF está a promover uma petição electrónica que permita reunir as 4000 assinaturas suficientes para fazer este assunto subir a discussão no plenário da Assembleia da República. A importância e o relevo desta intenção tem sido, inclusivamente, notícia no Jornal Público, a 29 de dezembro e, mais recentemente, a 2 de fevereiro.

A divulgação desta ação por toda a comunidade educativa permitirá, com certeza, atingir esse objetivo, contando igualmente para assinar a petição com os antigos alunos e funcionários da Escola.

 

Casa da Esquina - Segunda edição da Feira do Livro Dado

atualizado em Segunda, 20 Fevereiro 2017 13:59 Quinta, 29 Dezembro 2016 21:15

fl 

No próximo domingo dia 12 de fevereiro a Casa da Esquina abre as portas entre as 10h00 e as 19h00 para a segunda edição da Feira do Livro Dado.
A ideia é muito simples: se tem livros em casa que já não quer traga-os até à Casa da Esquina neste domingo. Em troca poderá levar todos os livros que quiser.
Na primeira edição passaram na Casa da Esquina mais de 2 centenas de pessoas e foram trocados milhares de livros.
A organização da Feira é da responsabilidade do Banco de Tempo, Casa da Esquina, Casa do Sal da Figueira da Foz, Coimbra em Transição, GRAAL e The Portfolio Project.
Conta ainda com a participação do Centro de Documentação 25 de Abril, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Imprensa da Universidade de Coimbra que contribuíram para esta Feira com publicações.
Achamos que promover a troca e aumentar a vida útil dos livros contribuirá para  um futuro mais sustentável, além de que, consideramos que é importante criar acções que envolvam a comunidade e promovam o convívio.
Uma atividade para toda a família. A entrada é livre.

Programação da Casa da Esquina.

 

Roller Derby de Coimbra comemora vitória em casa contra Vigo

atualizado em Segunda, 20 Fevereiro 2017 14:01 Quinta, 29 Dezembro 2016 21:15

logorockets 

No dia 11 de fevereiro as Rocket Dolls Roller Derby Coimbra derrotaram as Sereas Bravas, de Vigo, num jogo renhido e aguerrido no pavilhão da Escola Secundária José Falcão. Com o marcador final a 170 - 124, a vitória soube ainda melhor pelo facto de a equipa estar em casa e contar com o apoio da claque local. O “bout” (como são chamados os jogos oficiais da modalidade) foi marcado pela eficiência e determinação das conimbricences, que mantiveram a liderança durante toda a partida.Este foi o terceiro confronto da época 2016-17 e a segunda vitória das Rocket Dolls. A equipa prepara-se agora para o próximo jogo que terá lugar em finais de Março.
As Rocket Dolls Roller Derby Coimbra são uma das 5 equipas de roller derby ativas em Portugal. Este desporto de contacto maioritariamente feminino é jogado sobre patins em pista plana."

 

Robótica: Equipa da José Falcão conquistou o 1º lugar

atualizado em Sexta, 03 Março 2017 18:57 Quinta, 29 Dezembro 2016 21:15

bootolimpics 

O   concurso   de   robótica   BotOlympics,   organizado   pelo   Clube   de   Robótica   da Universidade de Coimbra, decorreu nos dias 17, 18, 19 e 22 de Fevereiro de 2017, no Departamento  de  Engenharia  Electrotécnica  e  de  Computadores  da  Faculdade  de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
A Escola Secundária José Falcão,  participou  com  uma  equipa  no  torneio  para alunos  do  ensino  secundário,  entre  um  conjunto  de  equipas  de  outras  escolas  de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Figueira da Foz.
A  equipa  ESJF,  constituída  pelos  alunos do 12º 2,  Leonardo Duarte, Gonçalo Ferreira e Diogo Cruz, obteve o 1º lugar. O  2º  e 4º lugares  foram  alcançados  pelas equipas  da  Escola  Secundária  Avelar Brotero  e  o  3º lugar por uma equipa do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.
Todos os alunos da José Falcão estão de parabéns, não só pelos resultados alcançados, mas  principalmente  pelo  empenho  demonstrado por esta fantástica equipa.

 

Escola no topo dos rankings

Segunda, 19 Dezembro 2016 12:17

 ranking  

É com grande satisfação e orgulho que a nossa escola atinge lugares cimeiros em dois ranking´s diferentes de resultados escolares: 1º lugar entre as escolas públicas no designado pelo ME por “percursos diretos de sucesso”, onde são avaliados os alunos que fazem o seu percurso sem retenção e que passam nos exames; 2º lugar entre as escolas públicas, no ranking que tem vindo a ser feito anualmente e que utiliza os resultados dos exames.

Costuma-se dizer que o esforço de hoje será o êxito de amanhã. É assim que temos subido os degraus do sucesso. A mão que aponta é a mesma que vai aplaudir e fases difíceis não nos impedirão de progredir e melhorar.

Porque este sucesso é da responsabilidade de todos, quero agradecer aos professores, funcionários e alunos por estarem juntos neste desafio e pela garra e dedicação que demonstraram. Aos pais por acreditarem em nós e por nos terem escolhido para a formação dos vossos filhos.

Sigamos em frente!

Obrigado!

O Diretor
Paulo Ferreira

 

Os Muros da Europa - os direitos humanos 2016

Segunda, 19 Dezembro 2016 10:13

 ppp cart  

Nos últimos anos, temos assistido a grandes manifestações em todo o mundo que reabrem o debate sobre a participação dos cidadãos e a capacidade da sociedade em exigir e gerar mudanças no ambiente político e social.

Um pouco por toda a Europa, a crise dos refugiados oriundos do Norte de África e do Médio Oriente (re)colocaram em agenda a luta contra a pobreza, a exclusão social, os sem abrigo, os refugiados de guerra. Urge a necessidade da promoção de uma consciência de solidariedade interpessoal e de assistência aos mais fragilizados.

Acreditamos que a luta, contra os muros que a Europa vai erguendo, só se vencerá se conseguirmos introduzir uma dimensão participativa de toda a comunidade nesse processo. Se o que pretendemos é uma sociedade mais inclusiva, necessitamos de uma cidadania mais ativa.
Neste contexto, e através da prática artística, o desafio dos alunos da disciplina de Desenho, da turma 6 do 12oano, é alertar a comunidade educativa para os desafios que a Europa, e o mundo na generalidade, se confrontam. Para tal a apropriação do material Cartão como metáfora de uma realidade, onde o cartão, apesar da sua fragilidade, é muito requisitado por aqueles que procuram um veículo de expressão, uma cama de descanso ou uma proteção territorial “casa”.

 

Pág. 8 de 22

«InícioAnterior12345678910SeguinteFinal»

Ligações úteis

inovarconsulta

 

moodle

 

biblioteca

 

 

rbe

 

 

apee

 

LogotipoIAVE

 

Portal das escolas

 

logo_minerva2

 

eqavet

 

galeria

 

caixa

 

Aulas Abertas, por Maria Regina Rocha

Novidades

Avaliação no 3º período

Disponibiliza-se à comunidade escolar informação sobre a avaliação no 3º período.  

Erasmus +

A ESJF acaba de, pela primeira vez, ver o seu projeto ERASMUS + ser aprovado para os próximos dois anos (2020-2022).

+ artigos
    Copyright © 2020 esjf. Todos os direitos reservados.
    Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.