Palestra "Sincronização"

pi

Integrado nas comemorações do dia do PI realizou-se, no dia 17 de março, na Escola Secundária José Falcão uma palestra, proferida pelo professor Dr. Rogério Martins, intitulada “Sincronização”.

O professor Rogério Martins é docente e investigador do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Nova de Lisboa. É diretor da revista "Gazeta da Matemática", que pertence à Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM); é, também, a face mais visível da série televisiva “Isto é Matemática”, realizada pela SPM, e transmitida pela SIC Notícias. Nela o Dr. Rogério Martins pretende não só motivar os alunos para aprenderem matemática, transportando esta ciência abstrata para a vida do quotidiano, mas também mostrar o quão útil e necessária ela é na nossa relação com a realidade. O método usado por este professor faz com que a matemática pareça simples, realista e divertida.

Assistiram a esta palestra os nossos alunos das turmas 8º 1, 8º 3 e 9º 3. Para eles vai um agradecimento especial pelo interesse demonstrado.

Consulte aqui e aqui dois videos relativos à palestra.

 

Escola vence sessão distrital do Parlamento de Jovens

LerMaisMar

No dia 25 de março, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede foi o palco escolhido para se realizar a Sessão Distrital do Parlamento de Jovens. Presidida por João Cardoso (12.º ano), eleito num casting distrital, a sessão decorreu dentro da normalidade, com muita discussão e entusiasmo.

Entre as 24 escolas presentes, a Escola Secundária José Falcão foi a primeira escola eleita para representar o Círculo de Coimbra à Sessão Nacional, que se irá realizar nos dias 26 e 27 de Maio, na Assembleia da República.

Os nossos deputados são o João Bernardo (12.º ano) e o Paulo Carlos (11.º ano). A Carolina Seco, do 10.º ano, será a nossa Jornalista. Resta acrescentar que o João Bernardo foi eleito porta-voz do distrito de Coimbra Quanto ao João Cardoso esperemos que seja eleito no casting nacional. Parabéns à fantástica equipa. Veja fotos da sessão aqui.

 

Escola ganha candidatura a nível nacional

LerMaisMar

O Projeto “Marés d’@prender”, apresentado pela Biblioteca Escolar, foi um dos dez seleccionados a nível nacional para integrar a 1.ª edição da iniciativa «Ler+ Mar», promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).

Numa perspetiva transdisciplinar, ao longo de dois anos lectivos, promover-se-á a literacia dos oceanos junto de alunos e professores, contribuindo assim para uma sociedade mais informada e sensibilizada para os recursos e potencialidades do mar. Saiba mais aqui.

 

Aluna da escola recebe Menção Honrosa no concurso Traduzir 2013

Traduzir

A aluna Ana Raquel Ribeiro (12º ano) foi premiada com a 1ª Menção Honrosa do Prémio Traduzir 2013, na variante de Tradução de Língua Espanhola, um concurso que é promovido anualmente pela Universidade Católica de Lisboa.

Assim, no passado dia 30 de setembro, a aluna recebeu como prémio do seu trabalho três cursos de línguas e diversas obras de ficção de autores contemporâneos. A cerimónia decorreu na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa.

Os alunos e o professor que acompanharam a Ana Raquel a Lisboa tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma palestra pelo Prof. Doutor Jorge Vaz de Carvalho sobre o trabalho de tradução e o função do tradutor, durante a qual evidenciou que “um bom tradutor tem que ser um fiel aliado do autor que está a traduzir e não um traidor em relação ao texto original”. Foi neste contexto ideológico que a nossa aluna realizou o seu trabalho, tendo sido premiada pela qualidade do texto apresentado.

 

Aluno da Escola representa Portugal no Parlamento Europeu dos Jovens

JC

João Cardoso, aluno do 12.º ano, é um dos seis alunos que irá representar Portugal na 74.ª Sessão Internacional do Parlamento Europeu dos Jovens, que terá lugar em Tiblisi, capital da Geórgia, de 4 a 13 de Outubro. Aí jovens de 35 países discutirão os problemas atuais que mais preocupam a União Europeia.

João Cardoso, 17 anos, foi escolhido na Sessão Nacional do Parlamento de Jovens, que se realizou em Maio passado em Viseu e que contou com 74 alunos de várias escolas do país. Jovem dinâmico, aluno brilhante, e sempre disponível para o exercício de uma cidadania ativa.

 

Pág. 21 de 26

«InícioAnterior212223242526SeguinteFinal»

Ligações úteis

inovarconsulta

 

galeria

 

caixa

 

facebook

 

 

gave

 

moodle

 

portalescolas1941

 

logo_minerva2

 

biblioteca

 

rbe

 

logoprofs

 

 

apee

 

ler mais mar

 
Copyright © 2019 esjf. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.