Evocação - EVELINA SILVEIRA E MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO

atualizado em Sábado, 23 Novembro 2019 13:19 Escrito por Administrator Sábado, 23 Novembro 2019 08:25

EVELINA SILVEIRA E MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO

EVOCAÇÃO

 

                No ano de 2019 faleceram vários antigos docentes da nossa Escola. Assistimos, com marcada tristeza, à partida da Dr.ª Teresa Leão, do Dr. Francisco Amaral e da Dr.ª Arminda Furtado.

                Durante a semana que agora se completa, a comunidade educativa da ESJF foi confrontada com o falecimento de duas antigas docentes da Escola, cabendo aqui uma merecida evocação de reconhecimento à Dr.ª EVELINA SILVEIRA e à Dr.ª MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO.

                A Dr.ª EVELINA SILVEIRA, licenciada em Matemática pela FCTUC, exerceu a docência de Matemática em turmas do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário com dedicação reconhecida até à sua aposentação ocorrida há poucos anos. A par da docência, envolveu-se em vários projetos de Escola, tendo dinamizado, com demais colegas de Grupo, as Olimpíadas da Matemática e o Canguru Matemático, entre outros.

                Durante vários anos, integrou o Secretariado de Exames, desempenhou com empenho e grande disponibilidade as funções de diretora de turma, de delegada de grupo disciplinar e de representante no Conselho Pedagógico, com intervenção atenta e cooperativa.

                A Dr.ª MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO, licenciada em Filologia Românica pela FLUC, exerceu, durante muitos anos, a docência nas disciplinas de Português e Francês na ESJF até à sua aposentação na década de 90.

                De reconhecida dedicação ao ensino e à formação de professores, teve sempre grande estima por parte de colegas e alunos, demonstrando grande cordialidade nas suas relações de convívio amável, sendo sempre respeitadora e respeitada. Tinha sólida formação científica e pedagógica, sabia muito e sabia ensinar. Desempenhou as habituais funções não letivas inerentes à condição de professor.

                A Dr.ª Maria da Conceição Sarmento é também reconhecida pela sua relação com o escritor Miguel Torga, pois desde 1954 vivia numa casa vizinha daquela onde morava Miguel Torga, do qual se tornou amiga. Desde cedo colaborou com Miguel Torga: fez a revisão tipográfica do romance «Vindima» e, desde então, sempre deu o seu contributo até às últimas obras publicadas pelo escritor, fazendo revisão de textos e, com Andrée Crabbé Rocha, organizando os seus dossiers.

                A Dr.ª Maria da Conceição Sarmento proferiu várias conferências, a última, em 2017, na Casa-Museu Miguel Torga, em Coimbra, que intitulou «Miguel Torga, a presença viva do Homem e da Obra.»

               Sentidos pêsames da Escola Secundária José Falcão e condolências às famílias enlutadas.

                                                                                              A Escola Secundária José Falcão

 

Exposição - Pelos caminhos...

Terça, 21 Maio 2019 11:24

expo 125

 

Participação da ESJF nas Olimpíadas da Biologia

Terça, 21 Maio 2019 09:05

opb 2019

Um aluno do 10º ano, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, participou nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia tendo ficado classificado entre os 10 melhores a nível nacional. O aluno foi convidado para estar presente na Cerimónia de entrega dos prémios das Olimpíadas Portuguesas de Biologia, que terá lugar no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, no próximo dia 25 de maio de 2019 pelas 15:00h.

 

Projeto "Reciclastico" selecionado para final nacional

Segunda, 20 Maio 2019 09:13

 logo garrafa

O site http://www.reciclastico.pt, desenvolvido por alunos do Curso Profissional de Multimédia e uma aluna do Curso de Ciências e Tecnologias, foi nomeado para a final do Concurso Nacional SITESTAR, na categoria “Faz a Diferença”, sendo um dos quatro finalistas na categoria.

A cerimónia de atribuição dos prémios terá lugar num evento a decorrer no próximo dia 30 de maio, em Lisboa. Parabéns aos nossos alunos pelo excelente trabalho desenvolvido e boa sorte para a final!

 

Campeonato Regional de Natação do Desporto Escolar

Quarta, 08 Maio 2019 10:08

 de2019

Realizou-se no dia 4 de maio (Sábado), o Campeonato Regional de Iniciados e Juvenis de Natação do Desporto Escolar, na Piscina Municipal de Aguiar da Beira.

A Escola Secundária José Falcão esteve representada por 10 alunos, num total de cerca de 200 alunos de várias escolas do CLDE do centro (Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viseu, Leiria e Guarda).

Os alunos da escola tiveram uma excelente prestação, alcançando 27 lugares de pódio no total, com 16 títulos de campeões regionais, 9 de vice-campeões e 2 terceiros classificados.

 

Pág. 3 de 29

«InícioAnterior12345678910SeguinteFinal»

Ligações úteis

inovarconsulta

 

galeria

 

caixa

 

facebook

 

 

LogotipoIAVE

 

moodle

 

Portal das escolas

 

logo_minerva2

 

biblioteca

 

 

rbe

 

 

apee

 
Copyright © 2020 esjf. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.